domingo, 27 de janeiro de 2013


Susana Agostinho e Joana Gonçalves


O projecto “Férias Criativas” nasceu em 2010, através do reencontro de duas amigas de infância que perceberam ter interesses comuns e formações complementares: Joana Gonçalves – professora de artes e música, designer de comunicação e assistente social; Susana Agostinho – psicóloga, professora de expressão artística do 1º ciclo (expressão plástica, dramática e literária).

A Directora do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, Helena Freitas, aprovou de imediato a iniciativa, tendo apoiado e incentivado incondicionalmente todo o projecto desde então.


As Férias Criativas baseiam-se em actividades artísticas, culturais e criativas para crianças dos 6 aos 12 anos, durante os períodos de férias escolares, sendo o principal objectivo promover a educação através da arte, utilizando uma metodologia participativa e criativa.

Os conteúdos programáticos das Férias Criativas são: a expressão plástica, musical, literária, dramática, corporal, bem como a cidadania e educação ambiental, ao mesmo tempo que é desenvolvida a dinâmica de grupo e cooperação, o interesse pela cultura geral, leitura e arte, o respeito pelo(s) outro(s) e pela Natureza.


É ainda de realçar que todas as actividades são preferencialmente desenvolvidas ao ar livre, aproveitando todas as potencialidades do Jardim botânico, incluindo zonas habitualmente vedadas ao público em geral.



Objetivos das Férias Criativas:


- Promover a educação através da arte com base numa metodologia expressiva, integrando diversas áreas do saber e do pensamento;
- Desenvolver a criatividade e a sensibilidade artística;
- Promover a autovalorização da criança e a qualificação adquirida pela aprendizagem artística.
- Criar hábitos de leitura e interesse pela arte e cultura em geral;
- Transmitir valores sociais, educar para a cooperação, solidariedade e para uma cidadania activa e responsável (que inclua conceitos tais como o respeito pelo próximo e a protecção do património e do ambiente);
- Fomentar a sociabilização e o bem-estar físico, psíquico de cada criança, num espaço educativo de convívio e de participação activa em grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário